Pular para o conteúdo

Engenheiros e diretores de TI podem ter bons empregos na Espanha

Mercado de trabalho espanhol está aquecido, mas enfrenta dificuldades de encontrar profissionais qualificados. 

Engenheiros e diretores de TI podem ter bons empregos na Espanha
Foto: Freepik

A Espanha tem se mostrado uma “terra de oportunidades” para engenheiros e diretores de Tecnologia da Informação (TI).  A pesquisa “Talent Mismatch in 2023”, realizada pela Manpower Group, revelou que, pelo segundo ano consecutivo, as empresas espanholas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados para preencherem as vagas do setor de TI. A lacuna abre a possibilidade para a contratação de estrangeiros.

Com a demanda, os brasileiros podem aproveitar a oportunidade para trilhar uma carreira internacional. Mas além do conhecimento técnico na área de formação, os profissionais também precisam aprender espanhol para negócios e saber quais as documentações necessárias para trabalhar no país. A experiência é uma oportunidade de ter contato com um mercado de trabalho diferente, conhecer uma nova cultura e ampliar o networking.

Segundo informações divulgadas pelo Estudo do Observatório Espanhol de Engenharia, a empregabilidade para os engenheiros é alta no país. Neste setor, é possível atuar em diferentes áreas da engenharia, como civil, mecânica, elétrica, de produção e de software.

Recentemente, o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas anunciou que estava com vagas abertas para engenheiros. As oportunidades eram para os cargos de engenheiro eletricista júnior, direcionado aos profissionais recém-formados em engenharia elétrica ou áreas relacionadas, e eletromecânicos, função que exige formação técnica de nível médio em eletromecânica ou mecatrônica. Os contratos permanentes garantiam salários de € 1.800.

O terminal é conhecido como um dos mais movimentados da Europa.

Outro local que também divulgou vagas para o setor de engenharia foi o PortAventura, um dos maiores parques temáticos da Espanha. As oportunidades eram para a função de técnico superior de manutenção e planejamento, destinada aos profissionais com licenciatura em Engenharia e formação em prevenção de riscos laborais. O salário oferecido era de € 2.500.

O mercado de trabalho espanhol também está aquecido para a área de TI. A GFT, multinacional da área, ofertou vagas para profissionais com conhecimentos em Java, HTML5, Cobol, Powercenter e PL. Para participar da seleção era exigido fluência em inglês. Os selecionados seriam remanejados para atuar em Barcelona, Lleida, Valencia e Madrid.

O cargo de diretor de TI está entre as ofertas. Entre as atribuições estão o gerenciamento e a supervisão de todas as operações técnicas de uma empresa. Além de engenharia e TI, o mercado de trabalho espanhol também tem oportunidades em outros setores, como turismo, hotelaria, educação, idiomas, logística, análise de dados e construção e reparos.

O que é necessário para trabalhar na Espanha?

Para trabalhar na Espanha, os cidadãos estrangeiros devem se atentar a algumas questões. A língua nativa do país é o espanhol, por isso, é preciso ter conhecimento no idioma para se comunicar no novo ambiente de trabalho. 

Além do conhecimento básico, uma possibilidade é fazer um curso de idiomas voltado para os negócios, pois as aulas são direcionadas para o aprendizado de palavras e expressões utilizadas no ambiente de trabalho, com objetivo de facilitar a comunicação dos profissionais. 

Outro aspecto que exige atenção é a documentação. Em países da União Europeia, é necessário obter um visto de trabalho antes de iniciar as atividades profissionais. Há diferentes tipos de vistos, destinados a autônomos, empreendedores, empregados, profissionais altamente qualificados e nômades digitais. Também é oferecido o visto alternativo. 

Para obter o documento, o cidadão brasileiro deve comparecer ao Consulado da Espanha no Brasil, que tem sedes em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Porto Alegre. No local, o profissional recebe as orientações necessárias para tirar o visto adequado para sua situação. Além desse documento, também é importante ter um passaporte atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *