Quanto tempo depois de limpar o nome consigo crédito?

0
Paguei todas as minhas dívidas, quanto tempo depois de limpar o nome consigo crédito?

Ter ficado com o nome sujo junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito como o SPC e Serasa, pode gerar algumas situações bem desagradáveis. Mesmo após o consumidor conseguir negociar e quitar suas dívidas para limpar seu nome no mercado, ainda persiste uma dificuldade de conseguir uma aprovação de crédito, isso por conta do receio das financeiras em conceder serviços financeiros para pessoas com histórico de inadimplência recente.

Apesar do consumidor estar com sua situação financeira regular, ao solicitar crédito junto ao mercado o mesmo possibilita que a instituição financeira faça uma análise de risco, através de consulta do score de crédito, que aponta através de uma pontuação (de 0 a 1000) qual a probidade daquele consumidor pagar ou não suas contas em dia. Geralmente a pontuação do Score de um consumidor que regularizou o seu nome recentemente normalmente é muito baixa.

Ou seja, se você já foi negativado e limpou o seu nome recentemente vai levar em média 06 meses juntamente com alguns esforços para que seu histórico de consumidor que até então era de inadimplente, o que gera um grande empecilho para a aprovação de crédito, mude e aponte dados de bom pagador. E é exatamente por esse motivo que a redação do Oportunidades Profissionais separou algumas dicas que contam com medidas simples para quem deseja retornar, o quanto antes, a ter crédito no mercado.

O que fazer para ter histórico financeiro de bom pagador?

Para ter um histórico financeiro de bom pagador o consumidor deve adotar medidas financeiras simples que sejam capazes de aumentar sua pontuação do Score de crédito, que é utilizado pelas financeiras como uma informação adicional para decidir conceder ou não crédito, e ainda melhorar seu perfil financeiro como um todo para que o mercado volte a confiar em você como consumidor adimplente.

Segue tabela com dados de índice de inadimplência de acordo com a pontuação do Score de crédito:

Pontuação do Score

Risco de inadimplência

Até 300 pontos

Risco alto

Entre 300 e 700 pontos

Risco médio

Acima de 700 pontos

Risco baixo

Destacamos que a análise de risco de crédito responsável por criar a pontuação do Score de crédito é realizada por agências de serviço de informações de crédito, como Serasa e a Boa Vista SCPC, a partir do cadastro de dados pessoais e financeiros de todos os consumidores com CPFs ativos. Os consumidores que desejarem também podem consultar gratuitamente sua pontuação do Score através de acesso ao sites dos birôs de crédito.

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo crédito? Confira!

Outros fatores para o consumidor não conseguir crédito

Além de avaliar se o consumidor possui um bom perfil financeiro com um histórico de bom pagador, a financeira também leva em consideração outros fatores como, situação do CPF,  renda, restrições internas em bancos, muitos pedidos de crédito, financiamento em aberto e trabalho informal, para validar a aprovação do crédito para cidadãos que tiveram o nome negativado.

Motivos de cada fator considerado

  • Situação do CPF – verifica se o CPF está regular, suspenso ou cancelado.
  • Renda – verifica se a renda é suficiente para obter crédito no mercado.
  • Restrição interna nos bancos – verifica informações internas de dívidas junto a financeira.
  • Muitos pedidos de crédito – verifica se houve muitas tentativas de solicitação de crédito no mercado de acordo com o número de consultas que foram feitas no CPF.
  • Financiamento em aberto – verifica se a renda disponível é suficiente para arcar com outros débitos.
  • Trabalho informal – Falta de comprovante formal de renda.

Por esse motivo os especialistas recomendam que o consumidor espere, no mínimo, 6 meses para solicitar crédito após limpar o nome sujo junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito. Reforçamos que durante este período, o consumidor deve pagar as suas contas em dia, se possível adiantar alguns pagamentos e evitar fazer novas dívidas para aumentar a sua pontuação no Score e gerar credibilidade junto ao mercado financeiro.

Oportunidades Profissionais sugere que os consumidores que estão com dificuldades de terem acesso a serviços bancários e financeiros devido a negativações, leia os demais textos do site na categoria de finanças, para absorver mais dicas que irão ajudá-los a conquistar o seu sucesso financeiro. Estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

5/5 (1 Review)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.