Qual a diferença entre SPC Serasa e SCPC

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, o Serasa e o Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) são três serviços oferecidos por três diferentes instituições privadas brasileiras de caráter público de atuação nacional, os mesmo são responsáveis por registrar e manter o cadastro de consumidores que possuam dívidas atrasadas em seus nomes, em um banco de dados com informações de nome completo, CPF, endereço e dados das dívidas atrasadas.

Portanto, apesar de existirem algumas diferenças entre o SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC, todos estes serviços têm a mesma finalidade de produzir e disponibilizar um gigantesco banco de dados que visa fornecer informações para empresas, lojas e bancos, que contratarem estes serviços, para servirem de critério para a concessão de crédito para os cidadãos solicitantes, o que os tornam serviços de órgãos de proteção ao crédito.

Para ajudar os consumidores a identificar a finalidade e os tipos de consulta realizados por cada um destes serviços o Oportunidades Profissionais preparou este artigo completado para  apresentar mais informações sobre estes três grandes bancos de dados negativos com informações sobre cada uma deles para você entender qual a diferença entre SPC, Serasa e SCPC.

Leia também: Como limpar o nome sujo [pagando o mínimo possível]

Diferenças entre SPC, Serasa e SCPC Boa Vista

Atualmente existem essas três principais empresas que atuam coletando informações sobres consumidores negativados em âmbito nacional, no entanto, mesmo atuando oferecendo o mesmo tipo de serviço, cadastro e disponibilização de dados de consumidores negativados, existe uma diferença entre o tipo de área de registro de informações dos maus pagadores disponibilizada por cada serviço.

Para entender está diferença entre o SPC Brasil, a Serasa e o Boa Vista SCPC é necessário saber algumas informações sobre suas particularidades para entender quais dados são apurados por cada serviço e instituição.

Qual a diferença entre SPC Serasa e SCPC

O que é o SPC Brasil

O SPC Brasil é um sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), que atua como um banco de dados de informações creditícias sobre pessoas físicas (CPF) e pessoas jurídicas (CNPJ), com atuação em todo país a mais de 55 anos e que é considerado um dos maiores banco de dados deste segmento na América Latina.

As informações coletadas pelo SPC Brasil provém das entidades (CDL) presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados brasileiros, desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro.

O que é a Serasa

A Serasa é uma empresa privada, com um dos maiores banco de dados da América Latina, que faz parte do Grupo Experian, que atualmente atua em 37 países oferecendo serviços de relatórios e marketing de crédito para consumidores e empresas.

A Serasa armazena dados cadastrais de empresas (CNPJ) e consumidores (CPF). Com isso a Serasa possui uma base de informações bem ampla, uma vez que, além de anotar as dívidas vencidas e não pagas, registra ainda, o protesto de título, as ações judiciais, cheques sem fundos e outros registros provenientes de fontes públicas e oficiais.

Os dados de dívidas vencidas são enviados sob convênio com credores/fornecedores, indicando os dados do devedor. As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, financeiras, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas.

O que é o Boa Vista SCPC

O Boa Vista SCPC é um serviço de registro de cadastro de consumidores que possuam dívidas atrasadas em seus nomes junto a empresas que vendem bens ou serviços, que é administrado pela empresa brasileira Boa Vista Serviços que também é precursora do banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos intitulado Cadastro Positivo.

Conheça também o CCF

Vale destacar que além desses três serviços (SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC) existe ainda o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo), um banco de dados que está sob gestão do Banco do Brasil, mas que é de responsabilidade do Banco Central do Brasil, e possui a finalidade exclusiva de registrar o nome de pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para pagamento.

Leia também: Como funciona o cartão de crédito [taxas, limites, prazos, juros e multas]

Como consultar nome no Serasa, SPC ou SCPC

Ressaltamos que geralmente, os consumidores (CPF) ou empresas (CNPJ) ficam cientes de sua negativação através de uma correspondência emitida pelo órgão de proteção ao crédito responsável por manter o cadastro, que informará o nome da empresa credora que solicitou a inscrição do cliente, a origem do débito e o valor. No entanto o consumidor tem direito de consultar as informações que constam sobre ele nos bancos de dados no SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC.

Atualmente existem duas maneiras de fazer está consulta, virtualmente, através de acesso à internet nos sites oficiais e credenciados das instituições que oferecem o serviço, ou por meio de comparecimento em um dos postos de atendimento do serviço de proteção ao crédito desejado, disponíveis em praticamente todos os municípios do país. É importante destacar que as instituições não solicitam qualquer informação pessoal por telefone ou e-mail.

Leia também: Com quanto tempo o nome sai do SPC e Serasa [nome sujo caduca com 5 anos?]

Consulta no SPC Brasil

A consulta ou monitoramento virtual ao SPC Brasil exige a compra de créditos que variam de R$9,90 à 199,90 devido a necessidade de pagamento de taxa de serviço do produto (consulta ou monitoramento) que será adquirido, para consultar basta acessar o site do SPC Brasil, selecionar a opção de compra de crédito e seguir as instruções para cadastro e consulta.

Já a consulta presencial no SPC Brasil é gratuita e deve ser realizada diretamente em um posto de atendimento do SPC Brasil com a apresentação obrigatória de um documento de identidade com foto e número do CPF, a consulta também pode ser feita por um representante legal munido de uma procuração com poderes especiais para representá-lo perante ao SPC Brasil, com firma reconhecida em cartório.

Consulta no Serasa

A consulta virtual ao Serasa é gratuita, para consultar basta acessar site do Serasa Consumidor e seguir as instruções para cadastro e consulta. Já a consulta presencial deve ser realizada diretamente em um posto de atendimento da Serasa Experian e exige apresentação de documentos de identidade com foto e números de RG e CPF.

Os consumidores que não possui acesso à Internet ou que moram em cidades que não contam com postos de atendimento da Serasa Experian, podem consultar seus dados e aproveitar descontos que chegam até 90% através do Feirão Serasa Limpa Nome, também conhecido como caminhão da Serasa, que roda todo o país visando levar acesso a informações e serviços financeiros, como consulta grátis de CPF, Serasa Score e renegociação de dívidas em tempo real.

Consulta no Boa Vista SCPC

A consulta virtual ao Boa Vista SCPC é gratuita através do site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC, para consultar basta acessar o site e seguir as instruções para cadastro e consulta. Já a consulta presencial, deve ser realizada diretamente em um dos postos de atendimento, localizados em São Paulo, e exige apresentação de um documento de identificação com foto e número de RG e CPF.

Para consumidores que residem no interior de São Paulo, o SCPC orienta que os mesmos procurem o Serviço Central de Proteção ao Crédito da cidade, e para os morram em outros estados, o contato deve ser realizado diretamente com a Central de Relacionamento do SCPC pelo telefone 3003-0101.

Agora que você já conhece qual a diferença entre SPC, Serasa e SCPC, que tal aprender também com o Oportunidades Profissionais como retirar restrição interna nos bancos ou como aumentar o Score de crédito. Temos excelentes dicas sobre finanças que podem ajudá-lo a conquistar seu sucesso financeiro. Também estamos abertos a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.