O que colocar em um currículo quando não se tem experiência

Quando estamos prontos para dar início a nossa jornada profissional, devemos começar a planejar uma estratégia sobre o que colocar em um currículo quando não se tem experiência, para somente assim conseguir elaborar um currículo condizente com nossas qualificações, pois é através dele que nos apresentaremos como profissional ao mercado de trabalho.

Sabemos que pode ser desafiador montar um currículo quando não se tem experiência. No entanto não deixe que a falta de experiência te assuste, talvez seja um pouco difícil criar um currículo para primeiro emprego, mas com algumas dicas, um pouco de cautela e muita determinação você estará pronto para cumprir está tarefa com sucesso.

Sendo assim preparamos algumas dicas sobre o que colocar em um currículo quando não se tem experiência, que te ajudará a contornar está situação valorizando suas qualidades e qualificações.

O que colocar em um currículo quando não se tem experiência

Quais informações utilizar no currículo sem experiência

A melhor maneira de preencher o seu currículo quando não se tem experiência, é dando importância aos seus pontos positivos com sinceridade.

Por isso o candidato a primeiro emprego deve destacar suas qualidades, qualificações e cursos concluídos ou em andamento, podendo utilizar informações como:

  1. Qualificações técnicas
  2. Conhecimentos em idiomas
  3. Cursos profissionalizantes
  4. Programas extracurriculares
  5. Trabalho temporário e freelancer
  6. Trabalho em empresa familiar
  7. Trabalho voluntário
  8. Experiência em empresa júnior da faculdade
  9. Projetos acadêmicos
  10. Intercâmbios

Em conjunto a estes dados deve constar o nome da empresa, o período de execução, a função ou nível de aprendizado e a descrição das atividades desenvolvidas.

Agora que já sabemos quais informações devemos utilizar precisamos analisar em qual contexto utilizar.

Como utilizar as informações no currículo sem experiência

Primeiramente deve-se iniciar uma pesquisa de mercado, onde será necessário identificar quais habilidades são condizentes com a área de atuação pela qual se interessa.

Após obter estas informações é necessário se autoavaliar com intuito de descobrir suas habilidades, posteriormente foque nas habilidades em comum para criar uma apresentação aonde irá se sobressair.

Lembre-se que um currículo trata-se essencialmente de uma apresentação onde deve conter informações pessoais, objetivo profissional, resumo de qualificações, formação acadêmica, experiência profissional, cursos complementares e informações adicionais com intuito de te qualificar a vaga para a qual se candidata.

  • Utilize informações condizentes com o cargo que deseja ocupar
  • Não exagere ou enrole nas informações
  • Evite utilizar habilidades genéricas
  • Nunca minta
  • Tome cuidado com a gramática
  • Revise os dados e a coerência entre eles

É necessário obter foco visto que somente através destes dados você será avaliado adequadamente.

O que colocar em um currículo quando não se tem experiência

Agora que você já o que precisa para preencher um currículo ainda sem experiência, acreditamos que já está pronto para planejar e construir um currículo bem completo que irá se destacar na sua área de atuação e garantir uma oportunidade para conquistar seu primeiro emprego.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão sobre o que colocar em um currículo quando não se tem experiência, fique à vontade para deixar um comentário que será um grande prazer te ajudar.

0/5 (0 Reviews)

Compartilhe na sua rede social favorita:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Conteúdo relacionado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *