Como fazer um currículo para primeiro emprego

Dar início a jornada profissional é uma fase imprescindível para a vida do ser humano. No entanto parece complicado conquistar um espaço no mercado quando não se tem experiência, fazer um currículo para primeiro emprego é um dos primeiros passos nessa jornada.

Contudo este obstáculo pode sim ser atravessado, visto que existem algumas táticas que podem ser utilizadas para conquistar uma efetivação no mercado de trabalho.

Para te ajudar nesta tarefa desenvolvemos uma estratégia simples de como fazer um currículo para primeiro emprego, que te orientará corretamente com finalidade de que você alcance o seu objetivo.

Como fazer currículo para primeiro emprego

Estratégia de como fazer um currículo para primeiro emprego

Elaborar um currículo para primeiro emprego é uma tarefa complexa, mas capaz de ser realizada com sucesso, desde que se obtenha o conhecimento necessário.

Não deixe que sua falta de experiência te prejudique, contorne-a destacando suas qualificações e seus conhecimentos.

A melhor maneira de ser bem visto aos olhos do recrutador é sendo breve, objetivo, tendo cuidado com o português e ortografia, ser clássico quanto à formatação e verdadeiro nas suas informações.

Informações que devem conter no currículo para primeiro emprego

  1. Dados pessoais: Nome completo, data de nascimento e idade, estado civil, endereço completo (sem CEP), telefones de contato (residencial, celular e de recado caso tenha) e e-mail (não deve ser colocados endereços de e-mail com apelidos, para um contato profissional ele deve ter preferencialmente o nome do candidato).
  2. Objetivo: Seu objetivo profissional quanto àquela vaga em questão. Deixar claro seu interesse e que possui os pré-requisitos para preencher a vaga.
  3. Resumo de qualificações: Colocar suas habilidades, conhecimentos e experiências que são positivas e relevantes à vaga em questão.
  4. Formação: Colocar somente seu ultimo grau de escolaridade com o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.
  5. Experiência profissional: Este tópico só existirá para aqueles casos que exista algum tipo de informação a ser citado, como por exemplo: experiências de trabalho em empresa júnior ou projetos desenvolvidos durante a faculdade. Coloque as atribuições e responsabilidades que tinha ao exercer a função.
  6. Cursos complementares: Colocar cursos profissionalizantes ou workshops. Citar apenas experiências que possam ser comprovadas com certificado.
  7. Outras informações: Colocar informações extracurriculares, experiências internacionais assim como intercâmbios e participação em trabalhos voluntários.

Segue uma lista com algumas informações que são desnecessárias e serão utilizadas somente em casos que forem solicitados pela empresa contratante na descrição da vaga ou durante a entrevista.

  • Cartas ou contatos de referência;
  • Pretensão salarial;
  • Certificados;
  • RG, CPF ou número de qualquer outro documento;
  • Foto;
  • Nome de familiares;
  • Data;
  • Assinatura;

Vale lembrar que linguagem na primeira pessoa também não deve ser utilizada de forma alguma na elaboração do seu currículo.

Ressalto ainda que não deve ser colocado títulos “currículo vitae” ou “currículo” no seu currículo.

Outra dica importante é saber adequar seu currículo a vaga para a qual esta se candidatando, para que as informações sejam relevantes à função pretendida.

Apresentação do currículo

Após criar seu currículo para primeiro emprego revisa-lo sempre é importante.

Confira às normas gramaticais e ortográficas da língua, corrija erros de digitação, concordância, pontuação e caso necessário faça modificações, dê preferência pelo uso de uma linguagem mais formal e profissional.

O Candidato também deve ter muito atenção quanto à formatação e fonte do texto, opte sempre pelo tradicional, pois facilita a compreensão.

Confira se todas as informações estão corretas, lembre-se de não exagerar nas informações e tão pouco deve mentir.

Estes tipos de erros podem demonstrar falta de empenho e descuido, por isso evite-os.

Com estas dicas você já está pronto para elaborar seu currículo com qualidade e objetividade.

Caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão sobre como fazer um currículo para primeiro emprego, deixe um comentário que será um grande prazer para o Oportunidades Profissionais poder te ajudar.

5/5 (1 Review)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *