Pular para o conteúdo

Fonte ideal para currículo

O currículo é a primeira impressão profissional que o candidato passa para uma empresa, sendo assim, o mesmo deve ser desenvolvido considerando todos os detalhes, desde os tipos de informações que devem conter no mesmo, até ao estilo de fonte e a formatação do documento em geral.

PUBLICIDADE

Para elaborar um currículo adequado é preciso ter em mente que além de utilizar informações que sejam relevantes, claras e objetivas o candidato também precisa ter cautela quanto a aparência do documento, pois o mesmo deve se destacar entre os demais de maneira profissional e em conformidade com a vaga para a qual o mesmo está se candidatando.

Este artigo irá te ajudar a desenvolver currículos com um estilo de fonte e formatação adequada e compatível com o tipo de imagem que você, candidato, quer passar ao recrutador para impressiona-lo, podendo ainda auxiliar para uma avaliação positiva que garanta uma entrevista de emprego.

Leia mais: Como colocar no currículo que ainda está trabalhando

PUBLICIDADE

Atente-se aos detalhes do currículo

Os primeiros passos para elaborar um currículo é a organização, a dedicação e o foco, pois um currículo deve conter uma boa estrutura, apresentação visual e ser desenvolvido de maneira que facilite a leitura e o entendimento sem cansar ou distrair o recrutador.

Recomendamos que o candidato utilize no máximo duas folhas para desenvolver seu currículo e evite bordas, molduras, imagens, gravuras e fotos, a não ser que a vaga solicite, visto que tais detalhes podem tornar um currículo muito extravagante, excêntrico, peculiar e muito pouco atrativo.

E para evitar isso, é fundamental optar por um formato limpo, simples e legível. Os principais detalhes que o candidato deve se atentar é quanto ao layout da página e a fonte, que inclui cor, estilo e tamanho da letra, pois os mesmos contam muito durante a análise do recrutador, uma vez que qualquer deslize na apresentação do currículo pode ser eliminatório.

Destacamos que a fonte utilizada em um currículo é muito relevante, isso por conta da legibilidade esperada neste tipo de documento, que deve estar compreensível tanto para a tela do computador quanto para papel impresso. Ou seja, a fonte usada em currículos é uma parte muito importante da mensagem não-verbal que será passada através do documento.

Quanto a cor recomendamos o uso do preto, pois garante mais seriedade ao documento, mas, os candidatos podem optar por utilizar outras cores, sóbrias, como cinza, azul marinho ou vinho. Com exceções, apenas, para designers e outros profissionais ligados a criação e arte. Destacamos que usar negrito, itálico ou sublinhado também é permitido.

Já o tamanho da letra para o texto principal, recomendamos escolher uma variação entre 10 e 12 pontos, dependendo da fonte escolhida, uma vez que menor que isso, fica ilegível e cansativo e maior pode passar a impressão de que o candidato quer apresentar um currículo que aparente ser mais amplo. Agora, quanto ao tamanho da letra para o nome/título do currículo recomendamos utilizar entre14 e 16 pontos. Usar tamanhos diferentes para destacar os títulos podem ajudar o recrutador a identificar as partes diferentes do currículo.

Fonte ideal para currículo

Nós temos como objetivo ser o seu portal número um para você conseguir progredir na sua vida profissional. Nós também somos incentivadores do Empreendedorismo, e em especial do Empreendedorismo Digital.

Você que se identifica ou quer saber mais sobre isso, recomendamos que assista a aula o Treinamento Fórmula Negócio Online, que é o treinamento mais recomendado para quem quer começar um negócio na internet do zero, clique aqui para acessar.

A escolha da fonte para currículo

Como já explicamos, a fonte utilizada em um currículo é muito importante, visto que a mesma tem também o objetivo de passar ao recrutador um pouco da imagem do profissional, portanto, ao escolher um modelo deve-se ter muita cautela para que a mesma esteja de acordo com o cargo ou área candidatada.

Para ajudá-lo a tomar esta difícil decisão, separamos 10 exemplos de fontes populares e suas respectivas peculiaridades para o contexto dos currículos.

Arial

O modelo de fonte Arial é tradicional, sóbria e fácil de ler, no entanto é considerada básica e saturada, pois, além de não diferenciar os candidatos ela também pode se tornar cansativa, em conteúdos longo. Mas para os que se identificam ou acham o modelo adequado, tem a opção de utilizá-la com um espaçamento entre linhas um pouco maior que irá torna-la mais atraente.

Calibri

O modelo de fonte Calibri é sóbrio, fácil de ler e ótima para currículos em formato digital, que não serão impressos e distribuídos fisicamente, especialmente para textos corridos, pois garante ótima visibilidade em telas de LED e LCD. O modelo ainda é considerada uma opção moderna, profissional e interessante.

Times New Roman

O modelo de fonte Times New Roman também é muito popular, sua estética é boa para currículos impressos, devido ao seu design que proporciona uma letra pequena. Agora para o meio digital não recomendamos este modelo, pois sua legibilidade não é boa para as telas de computador.

Verdana

O modelo de fonte Verdana é simples, elegante e passa uma imagem mais minimalista e neutra. O modelo também proporciona uma boa leitura devido ao espaçamento entre letras.

Cambria

O modelo de fonte Cambria pode ser considerada um modelo mais universal, pois, além de proporcionar uma boa leitura em computadores ela ainda é uma boa opção para currículos impressos. Vale destacar ainda que este modelo também pode ser visto com originalidade, pois não é muito comum.

Comic Sans

O modelo de fonte Comic Sans não é recomendada para currículo, pois pode passar uma mensagem de personalidade extravagante, excêntrica ou peculiar, a tornando um modelo inadequado para este tipo de documento.

Garamond

O modelo de fonte Garamond é sóbria, elegante e tem uma boa legibilidade em telas de computadores. Ao ser utilizada em um currículos passa uma imagem de profissional sério e tradicionalista, sendo assim recomendamos o seu uso para aqueles que buscam transmitir uma aparência mais clássica e elegante.

Monotype Corsiva

O modelo de fonte Monotype Corsiva é inspirada na letra cursiva e por isto conta com uma aparência elaborada, é recomendada para convites de casamento, formatura ou até mesmo assinaturas, no entanto ela não deve ser usada de forma alguma em currículos pois pode passar uma imagem de personalidade extravagante, excêntrica e peculiar.

Courier New

O modelo de fonte Courier New não é muito bem vista para currículos, uma vez que passa uma imagem retrô, antiquada e típica de textos de máquinas de escrever. O modelo é considerado pesado, grosseiro e cansativo para leitura.

Georgia

O modelo de fonte Georgia é suave e elegante, ele também é considerado uma ótima alternativa para substituir o popular modelo Times New Roman, visto que mantém uma estética clássica. O modelo também proporciona uma boa leitura em computadores.

Todas as fontes citadas neste artigo estão disponíveis tanto no Microsoft Word como no Google Docs. Vale destacar que cada currículo deve ser criado de maneira direcionada e específica para cada vaga de emprego que você estiver se candidatando.

Seguindo essas dicas para saber qual a fonte ideal para currículo e como desenvolver um currículo com uma apresentação visual harmônica e atraente,  você aumentará consideravelmente as suas chances de avançar para a próxima etapa do processo de seleção.

O Oportunidades Profissionais deseja muita sorte e sugere que você leia os demais textos do site para ter sucesso na sua carreira e está aberto a responder todas as suas dúvidas sobre o artigo, nos comentários abaixo!

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *